.com

/feed {

artigos, cases, novidades e atualizações da agência de internet pontocom

}

23/06/2012

100 anos de Alan Turing: Se você usa um computador, você deve algo a ele

Billy The Butcher

Billy The Butcher @billythebutcher

alan turing

Alan Turing representa diferentes coisas para diferentes pessoas. Ele foi um extraordinário matemático britânico, brilhante engenheiro de lógica e seminal cientista da computação. Também foi um perseguido pioneiro da luta pelos direitos homossexuais nos anos 50, uma época em que computadores eram encarados com espanto, e ser gay era considerado um crime.

alan turing wartime

Amplamente reconhecido nos meios científicos como o pai da ciência da computação e da inteligência artificial, Turing ganhou fama durante a Segunda Guerra Mundial, por ajudar a quebrar e decodificar códigos alemães através de máquinas inventadas por ele, como a Enigma Machine.

Sua influência  proveu a formalização de conceitos e termos como algoritmo e computação, tendo assim representado um papel significativo na criação do computador moderno.

Após a guerra, apesar de toda sua contribuição tecnológica e de seus impressionantes avanços em áreas como matemática biológica e eletromecânica, passou a ser perseguido como criminoso por sua orientação sexual, em 1954, quando ser gay ainda era ilegal no Reino Unido. Em alternativa a prisão, Turing foi submetido ao tratamento com hormônios conhecido como castração química.

Pouco depois, com apenas 42 anos, Alan Turing cometeu suicídio por envenenamento. Quando seu corpo foi descoberto, havia uma maçã mordida ao lado de sua cama, o que acredita-se ter sido a maneira como ele consumiu a dose fatal de cianido.

Hoje, 23 de junho, seria seu aniversário de 100 anos, e pessoas do mundo inteiro estão postando na web imagens para celebrar o homem, suas conquistas e seu legado, e o que ele representa para cada um.

turing

turing

turing

turing

turing

turing

Fontes: Wikipedia, Mashable

.