.com

/web {

tendências, mídias digitais, redes sociais, gadgets e novas tecnologias

}

16/05/2012

Gráfico de Conhecimento: Google apresenta ao mundo sua web semântica #skynetfeelings?

Billy The Butcher

Billy The Butcher @billythebutcher

google_search

A web semântica de que tanto se falava nos últimos anos chegou. Aqui e agora.

Começando hoje, a gigante das buscas vai trabalhar de maneira muito mais inteligente, junto com você, para intuir o que você realmente quis dizer com a busca que acaba de fazer.

O Google prefere chamá-la de seu próprio termo, “Knowledge Graph” – O Gráfico de Conhecimento – e já está estabelecido nos EUA, e eventualmente, em todo o planeta.

google_search

Ao digitar no campo de busca o Google vai automaticamente deduzir opções relacionadas as palavras-chave (como o Wikipedia, mas on-time), e você escolhe a opção certa relacionada a sua busca, adicionada a informações precisas sobre as opções deduzidas, e não apenas links. Assim os resultados filtrados chegarão até nós de maneira muito mais rápida e acertada.

Google-Testing-Semantic-Search-Engines

Isso tudo faz parte de um upgrade total no algoritmo de busca, que ao invés de trabalhar com reconhecimento de palavras-chave, agora vai compreender o que as palavras realmente querem dizer. Para isso o Google está construindo um banco de dados sobre o mundo que inclui informações assimiladas do Freebase, Wikipedia, Google Local, Google Maps e Google Shopping.

Entenda melhor assistindo ao vídeo:

Atualmente, o “Gráfico de Conhecimento” já assimila dados de 500 milhões de pessoas, lugares e assuntos, que por sua vez tem pelo menos 3,5 bilhões de atributos.

Espera-se que a busca do Google fique cada vez mais inteligente enquanto as pessoas a usam, a ponto dela saber exatamente aquilo que você está buscando. Assustador, não? Skynet Feelings.

terminator-3-the-redemption

.